FAQ (Perguntas Mais Frequentes)

 

1- Há quanto tempo você fotografa?

Iniciei com cerca de 15 anos de idade, como um hobby, influenciado pelo meu pai. Em 2001 comecei a fotografar profissionalmente, após 2 anos de estudos, no período em que eu morava no Japão. Voltei para o Brasil em 2005 e fotografo casamentos desde 2006.

2 - Que tipo ou estilo de fotografia você faz?

Meu estilo pode ser definido como fotografia documental, pois eu não interfiro no que está acontecendo, não imponho regras ou cenas. A minha fotografia também sempre estará sujeita a minha interpretação ou leitura dos fatos, baseada em meus estudos e no reflexo das minhas experiências, criando assim uma narrativa autoral. Creio na fotografia como uma linguagem.

3 -  Tem equipe ou faz mais de um casamento por dia?

Desde o início adotei a postura de um trabalho pessoal ou autoral, sem equipe. Não acredito na fotografia de casamentos como algo puramente comercial, muito menos como um produto. Fotografo no máximo 30 casamentos por ano, para garantir a qualidade e a exclusividade do meu trabalho.

4 - Trabalha com assistentes (segundo fotógrafo) no dia do casamento?

Eu indico a presença de um fotógrafo assistente para casamentos maiores, acima de 400 convidados. Existem outros casos que talvez seja necessário, mas essa opção surge na conversa com o casal. Atualmente eu fotografo 90% dos casamentos sozinho.

5 - Você edita (faz tratamento) em suas fotografia?

Sim, edito pessoalmente. Nesse ponto entra a questão artística, também baseada em meus estudos e experiências.

Nenhuma etapa do meu trabalho de fotografia é terceirizada. Após o casamento eu faço uma seleção e organização  das fotos, em seguida inicio o tratamento. Fotografo no formato RAW (negativo digital) e utilizo um software de edição profissional, assim como um pacote de filtros específicos que remetem a fotografia analógica. Atualmente tenho desenvolvido meus próprios filtros, criando assim uma identidade ou assinatura para o meu trabalho.

6 - As fotos publicadas em seu site são somente de sua autoria?

Sim, eu nunca publico fotos de assistentes ou de terceiros.

7 - Você fotografa decoração, posadas (familiares e padrinhos) e demais fotos de protocolo?

Sim, em todos os casamentos que existem esses elementos ou protocolos, afinal eles fazem parte da realidade de cada casamento.  Eu não mostro esse tipo de fotografia no meu site ou portfólio por uma questão de “economia” de tempo (de visitação) e espaço.

8 - Fotografa somente o casal no dia do casamento, como um ensaio?

Sim, se o casal estiver disposto a fazer uma sessão fotográfica, leva em torno de 10 minutos. Geralmente faço antes do início da festa, ou podemos combinar outro momento.

9 - Fotografa em qualquer cidade ou país?

Sim, porém dependendo da localidade, cobrarei os custos da viagem e hospedagem como um adicional, mas tudo isso é combinado e “moldado” de acordo com cada situação.

10 - Tem alguma preferência por estilo de casamento?

Não creio em rótulos impostos aos casamentos. Eu não busco o casal "perfeito" ou o casamento "dos sonhos". Eu apenas quero ser encontrado por casais que celebrem esse dia como algo realmente memorável e singular!

...